quarta-feira, 29 de abril de 2009

Convívio Digital - Eu, a mãe e a poesia

O Dia da Mãe foi comemorado de uma forma muito especial.
Antes de convidarmos as mães para o Convívio Digital, houve muito trabalho na aula curricular.
Começámos pela leitura recreativa da poesia de Luisa Ducla Soares "A Mãe". Após a interpretação oral e escrita de outra poesia "Dia da Mãe", de Matilde Rosa Araújo criámos alguns textos e escolhemos as melhores mensagens para dedicar à mãe. A Senhora Directora ajudou-nos a fazer uma maravilhosa flor para colocarmos as nossas frases. Posteriormente numa aula de Novas TIC digitámos o convite para a mãe que também tinhamos feito na sala com a nossa professora.
É engraçado fazer um convite! Colocámos algumas imagens do Clipart e....já estava tudo preparado para recebermos as nossas mães.
Foi muito interessante: houve karaoke com a canção de Andret Sardet "Gosto de ti", apresentação de fotografias e filmes, entrega das flores e leitura das mensagens em voz alta e finalmente as mães e nós tivemos de descobrir sem ouvirmos a música, a canção de Andret Sardet "Anjinho da guarda". Demos asas à nossa imaginação e quase que conseguíamos acertar em todas as palavras que faltavam.
Foi um dia inesquecível! Entre lágrimas e sorrisos homenageámos uma das mulheres mais importantes do mundo, a nossa mãe.
Alunos do 2º Ano

sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril de 1974 - A Revolução dos Cravos

Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces as coisas como os teus pais ou os teus avós que viveram nesta época. Sabias que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a "Revolução dos Cravos"?
Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente. Mas como não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu flores (cravos) aos militares que os puseram nos canos das armas.
Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança!
O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura. Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!
Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.

Fonte:http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Portugal&ID=101


Trabalhos da escola alusivos ao tema:


sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ecoteca "Comemoração do Dia Mundial da Terra"

Olá amiguinhos!

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terra, assinalado no dia 22 de Abril, a Ecoteca promoveu uma Visita de Estudo à Pedreira do Pico de Ana Ferreira.



"Dia Mundial da Terra luta pelo planeta há quase 40 anos.
O Dia Mundial da Terra teve a sua primeira edição no dia 22 de Abril de 1970, nos Estados Unidos, e, desde então, nunca mais cessou no seu projeto de celebrar a terra e renovar o compromisso global de construir um planeta cada vez mais seguro, saudável e limpo. Em 1990, o dia 22 de Abril foi adotado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem e de proteção do ambiente a nível mundial. Fundado pelo senador americano Gaylord Nelson, do Estado de Wisconsin, e organizado por Denis Hayes, advogado ambiental e presidente da Bullitt Foundation, uma fundação ambiental em Seattle, o Dia Mundial da Terra é um evento anual que promove a cidadania ambiental através da realização de variadas ações a nível local.
Uma economia livre de carbono, baseada em energias renováveis, o compromisso individual com vista a um consumo responsável, e uma economia verde que proporcione a criação de empregos verdes são os seus princípios básicos."
Fonte:http://mt62.spaces.live.com/Blog/cns!F9C9335DA3678683!6082.entry

A nossa visita a um dos locais mais emblemáticos do Porto Santo "A Pedreira do Pico de Ana Ferreira" ofereceu-nos estas magníficas imagens da nossa ilha.
Obrigada mais uma vez à Drª Sónia da Ecoteca do Porto Santo!


quinta-feira, 23 de abril de 2009

23 de Abril - Dia Internacional do Livro


Olá amiguinhos!

Aqui estamos mais uma vez para assinalar uma data tão importante como esta. Pois é, hoje é o Dia Internacional do Livro e a nossa Escola fez questão de não esquecer este dia contando com a presença de um escritor, o Professor José Maria Cibrão Campinho autor do Livro "Crónicas do Porto Santo"

"Crónicas do Porto Santo" é o lugar onde a história se cruza, e se enriquece, com a ficção; é o espaço onde as palavras dão um novo colorido aos acontecimentos, onde a imaginação do autor se desenvolve e nos conduz a novas interpretações".


Sobre o Livro :
«Entrei nesta viagem a coberto de uma senha mágica: Porto Santo. E foi o início de uma jornada de achado permanente. Agora sei que nas noites da praia vagueia uma ninfa com tranças de ouro, que chora um amor contrariado enquanto olha de longe a condenação do gigante que, no Ilhéu do Farol paga com suplício a sua ousadia, no tormento eterno de acender e reacender uma tocha no cimo do rochedo. Descobri que, em tempos, houve um caracol malhado, perdido de amores por uma caracolita de casta menor, romance que acabou em tragédia, mas não impediu os sonhos, antes estimulou um jovem da mesma espécie que anseia poder esconder-se numa canoa qualquer e rumar em direcção às aventuras e prazeres da ilha grande. (...)«Entrei nesta viagem a coberto de uma senha mágica: Porto Santo. E foi o início de uma jornada de achado permanente. Agora sei que nas noites da praia vagueia uma ninfa com tranças de ouro, que chora um amor contrariado enquanto olha de longe a condenação do gigante que, no Ilhéu do Farol paga com suplício a sua ousadia, no tormento eterno de acender e reacender uma tocha no cimo do rochedo. Descobri que, em tempos, houve um caracol malhado, perdido de amores por uma caracolita de casta menor, romance que acabou em tragédia, mas não impediu os sonhos, antes estimulou um jovem da mesma espécie que anseia poder esconder-se numa canoa qualquer e rumar em direcção às aventuras e prazeres da ilha grande. (...)"Crónicas do Porto Santo" é o lugar onde a história se cruza, e se enriquece, com a ficção; é o espaço onde as palavras dão um novo colorido aos acontecimentos, onde a imaginação do autor se desenvolve e nos conduz a novas interpretações.» Do Prefácio
Parabéns às turmas do 1º e 2º anos que convidaram o escritor. Aqui ficam algumas imagens da história relatada pelo escritor "O Caracol", acompanhada por uma canção da autoria do mesmo.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dia Mundial da Voz

No dia 16 de Abril, como comemoração do Dia Mundial da Voz, realizou-se a Pré-Selecção Concelhia do Festival Infantil de Vozes do Porto Santo. No interior do Centro Cultural de Congressos reinava o entusiasmo e a ansiedade de vinte crianças dotadas de lindas vozes. Seriam escolhidas as dez melhores vozes que participariam na Grande Final.
Por fim o júri decidiu e............. Quatro vencedores para a nossa Escola! Que Maravilha!
Parabéns à Telma, ao Bruno, à Marta e à Márcia que irão participar no Festival de Vozes do Porto Santo a realizar no mês de Julho.
Parabéns também à Professora de Expressão Musical Margarida Galvão.