segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Concurso de Postais de Natal


Olá amiguinhos!

No âmbito do Projecto Eco-escolas, a Nossa Escola, vai realizar um concurso de Postais de Natal com material reutilizável.

Solicitamos a colaboração dos pais, na confecção de um postal, que deverá ser entregue até ao dia 4 de Dezembro.

Os seleccionados serão publicados no Blog da Escola e enviados para as entidades.


Não se esqueçam! Participem!
Ajudem-nos a ajudar o Ambiente!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dia do Mar - Limpeza da Praia


" De todos os cantos do mundo

Amo com um amor mais forte e mais profundo

Aquela praia..."
Sophia de M.B. Andresen
No âmbito das comemorações do Dia do Mar, fizemos uma limpeza à nossa praia. Nem imaginam! Encontra-se de tudo. Desde rodas de bicicleta, garrafas com líquidos dentro, sacos e mais sacos de plástico, enfim...
As praias sempre representaram e são um património valioso para todos os municípios onde se situam. Por esse facto a sua limpeza e manutenção são factores de diferenciação e valorização.
Participámos nesta acção de Limpeza com muito orgulho e empenho.


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Parabéns, Museu Colombo!

Queremos desejar ao Museu Colombo os Parabéns pelos seus 20 anos de existência.
As actividades que foram realizadas durante esta semana foram excelentes, por isso queremos deixar aqui registado os nossos comentários e agradecer a toda a equipa do Museu , em especial à Professora Rosa Oliveira, pelo trabalho desenvolvido.
Obrigado a todos!



Alunos da EB1/PE do Porto Santo


"Achei os jogos medievais muito "fixes". Gostei especialmente do jogo das flechas e da catapulta." Sérgio Oliveira - 4º Ano



"Que manhã bem passada! Foram momentos divertidos! Adorei o ambiente da época medieval e em especial, o jogo da catapulta". Eduardo Neves - 4º Ano



"A música, as roupas, os jogos e, claro, a companhia de Cristóvão Colombo e sua mulher D. Filipa, foram magníficos. Obrigada por nos proporcionarem tão belos momentos!" Lécia Rodrigues - 4º Ano



"Gostei da catapulta e do jogo das andas, todos tinhamos o mesmo sapato. A minha equipa foi a melhor. Ficámos em primeiro lugar e recebemos uma camisola com uma imagem do Cristóvão Colombo. Não me importava de repetir os mesmos jogos." Filipe Moleiro - 4º Ano



"Que roupas giras as daquele tempo! De certeza que eram muito quentes. D. Filipa estava muito elegante. Até já usava máquina digital! Foi divertido! Gostei muito do jogo das andas! Obrigada Museu, por te lembrares de nós. Parabéns!" Angélica - 4º Ano



"Quando entrei parecia que estava noutros tempos. Adorei a decoração! Devia ser divertido ser carpinteiro naquela época. Gostei do jogo das flechas e das andas." Cláudio - 4º Ano



"Achei muito interessante todas as actividades realizadas. Notei um enorme interesse dos alunos pelas mesmas. O ambiente da época estava muito bem retratado. Houve, de certeza um enorme trabalho antes da concretização das actividades. As vestes, os chapéus e as espadas de cartão, as bandeiras, os jogos...tudo pensado ao pormenor com o intuito de envolver as crianças e motivá-las o máximo possível. Parabéns a toda a equipa que trabalhou neste projecto. Os objectivos foram alcançados. As crianças saíram do Museu satisfeitas. Houve quem comentasse: "Professora, vir ao Museu Colombo até é divertido! Não precisavam de computadores para se divertirem!"
Parabéns, não só ao Museu, mas a todos os que o acarinham e que o aproximam das gerações vindouras! Obrigada!"

P.S. Que tal aproveitar todo o ambiente criado e os jogos, nas Festas de Cristóvão Colombo, em Setembro?

Coordenadora TIC


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

20 Anos de Museu Colombo - Jogos Medievais

A Casa Colombo - Museu do Porto Santo, convidou todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico para a Comemoração dos 20 Anos de Museu.
As comemorações decorreram com actividades lúdicas e jogos medievais. A exposição no jardim do museu focava a vida profissional quotidiana da Idade Média.

20 Anos de Museu
Preservando e Comunicando História
A Nossa Escola participou neste evento deveras importante. Publicaremos alguns comentários amanhã, no dia do Aniversário do nosso querido Museu Colombo.
Vejam algumas das imagens!


Turma do 3º Ano Visita o Museu Cardina

Olá mais uma vez!
O rotineiro sítio da Camacha na parte norte da ilha tem uma curiosa atracção, o Museu Cardina. O museu é o resultado de uma paixão pessoal de José Cardina. Fascinado pelos artefactos do passado do Porto Santo, Cardina não só os coleccionou, como também fez bonitos modelos de ferramentas de artesãos à escala de 1:5. Também concebeu maquetes de muitos dos fontanários de água natural existentes na ilha – preservando a completa figura daqueles negligenciados e deixados cair na degradação. O próprio museu tem uma forma octogonal, construído num moinho de vento de tamanho real, do género dos que existiam por toda a ilha. Em nichos à volta das paredes irá encontrar ferramentas antigas e alfaias agrícolas e os modelos estão alinhados de forma similar num andar mezanino. Cardina, só ele próprio, preservou um aspecto do Porto Santo há muito tempo ignorado, no preciso momento, antes que muito se tivesse perdido para sempre.

Nós, alunos do 3º Ano, visitámos este museu e falámos pessoalmente com o Senhor Cardina. É um homem muito especial que fala do seu trabalho com paixão. O nosso obrigado a este senhor por tão bem nos receber.
Deixamos aqui o convite a todos os seguidores do nosso BLOG:

Visitem o MUSEU CARDINA no PORTO SANTO!

Vale a pena!




quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ecoteca - Áreas Marinhas Protegidas

Olá amiguinhos!


As nossas aulas de Educação Ambiental estão cada vez mais interessantes. fomos à Ecoteca e aprendemos que a Rede de Áreas Marinhas do Porto Santo, criada em 2008, é constituída pelas partes terrestres dos seis Ilhéus circundantes à Ilha do Porto Santo, nomeadamente: o das Cenouras, o de Baixo ou da Cal, o de Cima ou dos Dragoeiros, hoje também designado por do Farol, o de Fora ou Rocha do Nordeste, o da Fonte ou Fonte da Areia e o de Ferro, e pela parte marinha circundante ao Ilhéu da Cal e ao Ilhéu de Cima, incluindo a zona onde se encontra afundado o navio O Madeirense.


Fauna e flora
A fauna dos ilhéus conta com a nidificação de aves como a cagarra, a alma-negra, o roque-de-castro, o pintainho, o garajau-comum, a gaivota-de-patas-amarelas, o corre-caminhos, o andorinhão-da-serra, o canário-da-terra e o pardal-da-terra. Estão também presentes a lagartixa e duas tarântulas endémicas do Porto Santo.
Quanto à flora destaca-se o goivo-da-rocha, a figueira-do-inferno, a trevina, a barrilha e o marmulano e, ainda, uma espécie endémica do Porto Santo a cabeleira-de-coquinho, espécie essa que apenas existe nos ilhéus da Cal, do Ferro e das Cenouras.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilh%C3%A9us_do_Porto_Santo


Ó Ilha do Porto Santo!

Olá amiguinhos!
Conhecem a Canção tradicional da ilha do Porto Santo do compositor e cantor madeirense Maximiano de Sousa. É lindíssima!
Oiçam bem!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

11 de Novembro - Dia de S.Martinho

Olá a todos!


O Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de Novembro. Neste dia, no nosso país, assam-se as castanhas e prova-se o vinho novo. A tradição manda que o dia de S. Martinho se festeje com castanhas, água-pé (para os mais crescidos), uma fogueira para saltar (quem quiser) e bom convívio.


Lenda de S. Martinho


"Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom. É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho. "


Pequenos turistas!


Continuamos o nosso percurso turístico. Desta vez a alguns monumentos de referência na Cidade do Porto Santo.
Estivemos a observar a estátua de Cristóvão Colombo.
Supõe-se que Cristóvão Colombo tenha nascido em Génova, Itália, cerca de 1451, filho de Domenico Colombo, artesão e tecelão em Génova, não sendo conhecidas muitas informações sobre os seus primeiros anos de vida, julgando-se que não tenha adquirido uma formação escolar muito desenvolvida.
Em 1480, casaria com Filipa Moniz, a filha do navegador Bartolomeu Perestrelo (donatário da ilha do Porto Santo), aí se fixando. Na biblioteca do sogro, estudaria as rotas marítimas. Adquiriria então conhecimentos ligados à navegação e à cartografia, havendo quem defenda que foi Portugal que fez de Colombo, “Colombo”, ao reunir às suas características de navegador mediterrânico (na tradição genovesa e catalã), o conhecimento português do Atlântico.
Começava então a desenvolver o projecto de chegar à Índia por mar, navegando sempre para ocidente, antevendo a forma esférica da Terra. Apresentou o seu projecto ao Rei de Portugal, D. João II, que, não dando crédito às ideias de Colombo, resolveu não o apoiar na sua expedição.
Durante muitos anos, procurou obter financiamento em Portugal, mas o projecto português passava pela descoberta de uma nova rota para o Oriente contornando África.

http://www.museucolombo-portosanto.com/museu_colombo.html


Passámos pelo Centro de saúde do Porto Santo o nome, Dr. Francisco Rodrigues Jardim foi dado ao Centro de Saúde do Porto Santo, ilha onde exerceu o seu múnus no final da carreira (e também fazia questão de não levar dinheiro pelas consultas), antes de se exilar na Santa Casa da Misericórdia da Calheta onde passou os seus últimos tempos de vida.





A Praça do Barqueiro, a Igreja, o Padrão dos Descobrimentos são outros dos monumentos por onde passámos.

Vejam as fotografias!


Alunos do 3º Ano


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Percurso Turístico - Alunos do 3º Ano

Olá amiguinhos!

Nós, alunos do 3º ano desta escola, no dia 3 de Novembro, fizemos um circuito turístico a alguns pontos de interesse da ilha do Porto Santo, acompanhados das turmas de 3º ano da Escola do Campo de Baixo e da Escola do Farrobo. Também foi connosco o Sr. Idalino Vasconcelos - Guia Turístico.

O que vimos? Fomos à Escola do Farrobo, no caminho vimos vacas a passar na estrada.
Depois parámos à frente da Escola do Campo de Baixo para os meninos do 3º ano entrarem.
A seguir fomos à Calheta ver a praia e a Madeira.
Também visitámos a Capela de São Pedro, o Campo de Golfe e vimos o Pico da Juliana.
Outras coisas que aprendemos foram que o primeiro hotel do Porto Santo tem o seu nome.
Aproveitámos para tirar fotografias na Portela; na Serra, às casas com telhado de argila (salão) e no Pico Castelo, junto do canhão.
Antigamente as pessoas tingiam as roupas com a polpa dos dragoeiros.
Nós adorámos esta visita de estudo e queremos agradecer ao Senhor Idalino Vasconcelos toda a atenção que nos prestou. Também gostámos do convívio com os outros alunos.
Foi divertido!
Rafaela e Marta 3º Ano


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Projecto ECO-ESCOLAS

No âmbito do Projecto ECO-ESCOLAS, a turma do 4º Ano participou no Hastear da Bandeira Verde 2008/2009 na Escola B+S Prof. Dr. Francisco Freitas Branco.
Cantaram e tocaram o hino da autoria da Professora de Expressão Musical Margarida Galvão "Possível é..."
Vejam as imagens:



Reviver as tradições - Pão-por Deus

Olá amiguinhos!
O Pão-por Deus na nossa Escola foi relembrado com alegria, canções e muitas iguarias.
Neste dia partilhámos os nossos frutos. Cada sala trouxe um fruto da época com a colaboração dos pais.
Os saquinhos de Pão-por Deus foram feitos com material reciclado. A nossa Escola candidatou-se ao Projecto ECO-ESCOLAS.



segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Receitas de Halloween

Sopa de sangue


1 lata de sopa de tomate;
5 salsichas pequena
1 tacho;
1 colher de pau.


Como fazer:
1 - Faz a sopa no tacho (não é preciso muito, basta meteres o tacho ao lume com água e a sopa de lata lá dentro! Claro que se quiseres fazer sopa a sério, também podes!).
2 - Mete as salsichas lá dentro.
3 - Decora cada tacinha com o que quiseres - usa as ideias que te damos ou usa a tua imaginação.


Batido de sangue vampiresco

2 iogurtes naturais;
1 pacote de morangos (ou amoras) congelados (estão fora de época, sabes...);
cubos de gelo;
gelado de morango.


Como fazer:
1 - Mistura os iogurtes e os morangos na misturadora;
2 - Coloca tudo em copos;
3 - Põe por cima uma colher de gelado em cada.


Uma delícia!!!

Pão - por - Deus e Halloween

Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".
Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!
Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos".


Ao pedir o "Pão por Deus", cantam-se as seguintes cantilenas enquanto se anda de porta em porta:



"Pão por Deus,


Fiel de Deus,Bolinho no saco,


Andai com Deus."





Halloween - A Noite das Bruxas

Sabias que Halloween vem de Dia de Todos os Santos? Este diz-se em inglês All Hallows Day. Como sabes, a noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"!
Acreditava-se que na Noite das Bruxas os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo.
Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.
Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.
E para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar.
Também para se proteger, carregam lanternas, porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem... Uns são da noite e das trevas (escuridão e morte) e a luz significa a vida.


domingo, 1 de novembro de 2009

1 de Novembro - Feriado Religioso


Comemora-se o Dia de todos os Santos.
Se reparares no calendário da Igreja, cada dia tem o seu santo. No entanto, há mais santos do que os 365 dias do ano...
Por isso a Igreja Católica escolheu o dia 1 de Novembro para os honrar a todos. Daí ser "Dia de Todos os Santos". Ainda por cima é feriado!
E queres saber mais? As pessoas até criaram um santo que não tem dia: é o Dia de São Nunca. O dia em que as coisas nunca acontecem!
No início do século VII, o Papa Bonifácio IV designou o dia 1 de Novembro como "O Dia de Todos os Santos". No século X, a Igreja dedicou o dia 2 de Novembro às almas, em memória de todos os falecidos.

Parabéns Hello Kitty!


Olá amiguinhos!


Hoje, dia 1 de Novembro a gatinha mais famosa do mundo completa 35 anos.
Usa um inconfundível laço ou flor na orelha esquerda e não tem boca.