Os vikings tornaram -se famosos por seus barcos. O barco longo com o qual eles são normalmente associados, não foi o único tipo de embarcação que os escandinavos construíram. Eles fizeram navios mercantes e embarcações de carga também. Entretanto, todos os seus desenhos têm várias características comuns:
. Construção com madeira rebitada;
. Quilha (a peça de madeira na parte inferior de um barco que ajuda a impedir que ele vire);
. Mastro único com uma vela quadrada de lã;
. Casco de duas faces (a proa e a popa tinham o mesmo formato, assim o navio podia se mover em ambos os sentidos sem fazer a curva);
. Timão lateral.
Os cascos eram recobertos com pele de animal alcatroada, o que permitia vedação contra a água. No total, um típico navio de longo curso de 21 metros teria exigido 11 árvores para ser construído, cada uma com um metro de diâmetro, além de mais uma árvore para fazer a quilha.
Os navios de guerra eram mais estreitos e tinham mais remos para aumentar a velocidade. Os remadores não tinham assentos especiais - simplesmente sentavam nas vigas mestras que formavam o vigamento interno do barco ou em baús que continham seus pertences. Os furos para os remos podiam ser cobertos de discos de madeira e os navios de guerra tinham suportes onde os escudos vikings podiam ser enfileirados, proporcionando proteção adicional contra ataques.
A vela quadrada viking podia ter até 100 m2 de lã de espessura dupla, geralmente tingida de vermelho ou com listras vermelhas para impor medo em seus inimigos. Os vikings também usavam âncoras de metal e dispositivos de navegação primitivos
http://povoviking.blogspot.pt/2010/09/armas-e-navios-vikings.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário