quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ecoteca - Áreas Marinhas Protegidas

Olá amiguinhos!


As nossas aulas de Educação Ambiental estão cada vez mais interessantes. fomos à Ecoteca e aprendemos que a Rede de Áreas Marinhas do Porto Santo, criada em 2008, é constituída pelas partes terrestres dos seis Ilhéus circundantes à Ilha do Porto Santo, nomeadamente: o das Cenouras, o de Baixo ou da Cal, o de Cima ou dos Dragoeiros, hoje também designado por do Farol, o de Fora ou Rocha do Nordeste, o da Fonte ou Fonte da Areia e o de Ferro, e pela parte marinha circundante ao Ilhéu da Cal e ao Ilhéu de Cima, incluindo a zona onde se encontra afundado o navio O Madeirense.


Fauna e flora
A fauna dos ilhéus conta com a nidificação de aves como a cagarra, a alma-negra, o roque-de-castro, o pintainho, o garajau-comum, a gaivota-de-patas-amarelas, o corre-caminhos, o andorinhão-da-serra, o canário-da-terra e o pardal-da-terra. Estão também presentes a lagartixa e duas tarântulas endémicas do Porto Santo.
Quanto à flora destaca-se o goivo-da-rocha, a figueira-do-inferno, a trevina, a barrilha e o marmulano e, ainda, uma espécie endémica do Porto Santo a cabeleira-de-coquinho, espécie essa que apenas existe nos ilhéus da Cal, do Ferro e das Cenouras.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilh%C3%A9us_do_Porto_Santo


Nenhum comentário: