sábado, 29 de janeiro de 2011

Porto Santo - Areia Viva

De acordo com o investigador João Baptista, coordenador da equipa que esteve no Porto Santo, a areia do Porto Santo teve origem no desmantelamento de um recife de coral que se desenvolveu na plataforma norte da ilha há cerca de 30 mil anos.
Esta particularidade, assim como o clima, fez com que as areias se tornassem “muito finas e calibradas, com partículas tubulares”, permitindo uma grande aderência à pele. Em termos químicos, possuem quantidades de óxido de cálcio e óxido de magnésio e estrôncio acima do normal, quando comparadas com outras areias, elementos extremamente benéficos para a saúde quando absorvidas em quantidades controladas. As propriedades térmicas também são únicas, uma vez que a difusão do calor é alta e a taxa de arrefecimento é baixa. A argila bentonítica, por seu turno, foi classificada como possuindo baixa granularidade e abrasividade, boa plasticidade, elevada capacidade de troca catiónica, entre outras especificidades.

http://www.ilhadourada.pt/qualidades-terapeuticas-das-areias-de-porto-santo

Na nossa última visita à Ecoteca do Porto Santo observámos bem de perto a nossa querida areia e as suas características e, acreditem, ela é uma AREIA VIVA.


Nenhum comentário: