sexta-feira, 23 de setembro de 2011

22 de Setembro - Dia Sem Carros

O Município do Porto Santo e as empresas municipais Porto Santo Verde, e Areal Dourado, vão dedicar um dia ao tema “Mobilidade Alternativa!”.
No âmbito desta iniciativa o trânsito da ER 120 será condicionado desde a pastelaria “A Pérola” até à entrada do Parque de Estacionamento junto à Caixa Geral de Depósitos, das 8H00 às 16H00, com o objectivo de libertar por um dia parte da cidade da pressão do tráfego automóvel.

No dia 22 serão desenvolvidas actividades lúdicas dirigidas a uma população mais jovem tais como ateliês de actividades ao ar livre, papagaios de papel, carrinhos de canas e de madeira, jogos tradicionais, pinturas faciais, e muitas outras surpresas para os mais novos.
À semelhança de anos anteriores, o Centro de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim, dinamizará o espaço “Uma Chave para a Sua Saúde”, dedicado à promoção de hábitos de vida saudável e que inclui a medição de tensão arterial, glicemia, peso corporal, etc.
O grande objectivo desta iniciativa é o de sensibilizar de um modo geral para o tema deste ano “Mobilidade Alternativa!” e incentivar ao desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, tais como a utilização racional do automóvel. Assim, a comemoração deste dia aspira, a que os cidadãos europeus que vivem em áreas urbanas se desloquem, cada vez mais, de forma mais inteligente: a pé, de bicicleta e/ou de transporte público. Ao optar-se por estes modos de transporte mais saudáveis e sustentáveis, em detrimento do automóvel particular, os cidadãos podem influenciar de forma positiva a sua saúde e bem-estar, bem como ainda melhorar o ambiente e a qualidade de vida nas cidades, contribuindo para uma melhor forma de vida.

A comemoração do Dia Europeu Sem Carros conta com a colaboração de diversas entidades tais como o Centro de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim, Polícia de Segurança Pública, Moinho Rent-a-Car, Go Karts, Mar Dourado, Caminhos Submersos, Rota dos Cetáceos, Grupo de Folclore do Porto Santo, Associação Cultural do Espírito Santo, e ainda a Rádio Praia e Paróquias do Porto Santo na divulgação. Tudo para que as cerca de 300 crianças que a organização espera receber possam passar um dia diferente repleto de animação.
Ainda no âmbito desta iniciativa, no próximo domingo, dia 25 de Setembro, está agendado o “Passeio Pelo Ambiente”, sob o tema “Mobilidade Alternativa”. O ponto de encontro é na Praça do Barqueiro às 10:00 e todos podem participar. Existe um percurso para quem queira participar de bicicleta, até à Calheta, e outro, até à Igreja de São Pedro, para quem queira participar a pé. Traga os seus amigos e familiares e venha divertir-se connosco.

PELO AMBIENTE, VALE A PENA!







Nenhum comentário: