sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Palestra: Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo

No âmbito do Programa Eco-Escolas e relacionado com o nosso Tema do Ano "O Mar", os alunos do 3º ano e do 4º ano assistiram a uma palestra sobre "A Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo", com a colaboração do Parque Natural da Madeira através do Vigilante da Natureza, Senhor Basílio Castro.

DESCRIÇÃO:

"Rede de Áreas Marinhas do Porto Santo, criada em 2008, é constituída pelas partes terrestres dos seis Ilhéus circundantes à Ilha do Porto Santo, nomeadamente: o das Cenouras, o de Baixo ou da Cal, o de Cima ou dos Dragoeiros, hoje também designado por do Farol, o de Fora ou Rocha do Nordeste, o da Fonte ou Fonte da Areia e o de Ferro, e pela parte marinha circundante ao Ilhéu da Cal e ao Ilhéu de Cima, incluindo a zona onde se encontra afundado o navio O Madeirense.

Os Ilhéus estão incluídos na Rede Natura 2000. Nos Ilhéus predomina a flora costeira da Macaronésia, com vários endemismos. Entre as plantas maioritariamente rasteiras, é possível distinguir alguns arbustos e árvores de pequeno porte, estas últimas na sua maioria localizadas nas escarpas.
Refira-se a existência de uma espécie exclusiva do Porto Santo, Cabeleira de coquinho Lotus loweanus, nos Ilhéus da Cal, do Ferro e das Cenouras.
São locais preferenciais para a nidificação da avifauna marinha. O Ilhéu de Cima, o Ilhéu da Cal e o Ilhéu de Ferro constituem uma IBA (Zona Importante para as Aves). Apresentam uma fauna malacológica rica, existindo alguns endemismos, como é o caso de Geomitra turricula e de Idiomela subplicata.
Presença da Lagartixa Teira dugesii jogeri nos Ilhéus e de várias aranhas com destaque para duas Tarântulas endémicas do Porto Santo: Hogna biscoitoi e Hogna schmitzi.
Existe uma fauna marinha abundante e diversificada, tendo contribuído para tal o afundamento do navio "O Madeirense", constituindo um local privilegiado para a prática do mergulho."
http://pelanatureza.pt/empresas/rede-de-areas-marinhas-protegidas-do-porto-santo/

Nenhum comentário: