segunda-feira, 12 de março de 2012

Encontrei um morcego Pipistrellus maderensis

Olá!

Chamo-me Inês Ferraz, tenho 11 anos e frequento o 4º ano de Escolaridade da EB1/PE do Porto Santo, mais conhecida por escola da vila.
Ontem à tarde, pelas 15 horas, passeava eu com o meu pai no Pico do Castelo e...nem imaginam! Encontrei um morcego, Pipistrellus maderensis. Estava no chão ao lado de uma planta. Vi logo que era um morcego porque aprendi na Escola com a Professora Rosa que o morcego do Porto Santo é castanho, muito pequeno, com umas orelhas engraçadas e um nariz achatado. Já tinha visto várias imagens sobre ele. Peguei num papel, agarrei nele e mostrei ao meu pai, que ficou admirado porque nunca tinha visto um animal daqueles. Ele achou piada ao tamanho tão pequeno do "bicho", eu disse-lhe que este tipo de morcegos têm cerca de 4 cm de comprimento. Aproveitei e expliquei ao meu pai a importância destes animais para o ecossistema. Comem toneladas de insetos por ano, espalham sementes de diversas plantas, contribuindo para a sua regeneração e mais...muito mais.
Hoje cheguei à escola com o morcego num frasco de vidro, para mostrar aos meus colegas e à Professora Rosa. Foi uma festa, os meus amigos ficaram entusiasmados pois era a primeira vez que viam um morcego ao vivo.
Que grande aventura se tornou este meu passeio!

Escrito por: Inês Ferraz_4º Ano

Nenhum comentário: