quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Estação de Tratamento de Águas Residuais da Ponta

No âmbito dos Projetos de Educação Ambiental/Eco Escolas, visitámos a Estação de Tratamento de Águas Residuais da Ponta. Sabiam que toda a água é aproveitada para o Campo de Golfe? Fantástico!! Isto é o que se chama reciclar e reutilizar.
"A Estação de Tratamento de Águas Residuais da Ponta trata todas as águas residuais domésticas da ilha do Porto Santo e está localizada na encosta poente do Pico Ana Ferreira, junto ao açude da Ponta. Esta ETAR, que entrou em funcionamento em Janeiro de 2005, veio substituir a estação de tratamento até então em funcionamento, a ETAR do Vale do Touro, passando a tratar a totalidade das águas residuais domésticas produzidas na ilha do Porto Santo.
O Sistema de Tratamento na ETAR baseia-se numa gradagem inicial, num processo de lamas activadas em arejamento prolongado, incluindo o processo desnitrificação/nitrificação e decantação secundária. As lamas resultantes serão desidratadas mecanicamente, por meio de centrífuga, após adição de polielectrólito diluído.
O efluente final tratado, através de filtração por filtros de areia e desinfecção por ultra-violetas, incuindo reforço com hipoclorito de sódio, será reutilizado para fins do regadio agrícola ou para rega do Campo de Golfe, bem como para as lavagens e rega da própria ETAR, prevendo-se o armazenamento do volume de efluente necessário para aqueles fins.
Associado a este reservatório, existe ainda um sistema elevatório que tanto pode transferir o efluente tratado para o açude do Tanque como para as lagoas do Campo de Golfe, em função das solicitações. Existe ainda um reservatório de água suja, interligado a todos os circuitos de by-pass do processo de tratamento, para permitir a evacuação dos caudais excedentes para o emissário de emergência, situado na costa norte, na zona das Marinhas, em caso de emergência ou de excesso de caudal. O sistema elevatório utilizado para as descargas de emergência é o mesmo do efluente tratado, estando os dois circuitos isolados por válvulas de seccionamento."
http://iga.igserv.pt/aguas-residuais.html


Nenhum comentário: