quinta-feira, 23 de abril de 2009

23 de Abril - Dia Internacional do Livro


Olá amiguinhos!

Aqui estamos mais uma vez para assinalar uma data tão importante como esta. Pois é, hoje é o Dia Internacional do Livro e a nossa Escola fez questão de não esquecer este dia contando com a presença de um escritor, o Professor José Maria Cibrão Campinho autor do Livro "Crónicas do Porto Santo"

"Crónicas do Porto Santo" é o lugar onde a história se cruza, e se enriquece, com a ficção; é o espaço onde as palavras dão um novo colorido aos acontecimentos, onde a imaginação do autor se desenvolve e nos conduz a novas interpretações".


Sobre o Livro :
«Entrei nesta viagem a coberto de uma senha mágica: Porto Santo. E foi o início de uma jornada de achado permanente. Agora sei que nas noites da praia vagueia uma ninfa com tranças de ouro, que chora um amor contrariado enquanto olha de longe a condenação do gigante que, no Ilhéu do Farol paga com suplício a sua ousadia, no tormento eterno de acender e reacender uma tocha no cimo do rochedo. Descobri que, em tempos, houve um caracol malhado, perdido de amores por uma caracolita de casta menor, romance que acabou em tragédia, mas não impediu os sonhos, antes estimulou um jovem da mesma espécie que anseia poder esconder-se numa canoa qualquer e rumar em direcção às aventuras e prazeres da ilha grande. (...)«Entrei nesta viagem a coberto de uma senha mágica: Porto Santo. E foi o início de uma jornada de achado permanente. Agora sei que nas noites da praia vagueia uma ninfa com tranças de ouro, que chora um amor contrariado enquanto olha de longe a condenação do gigante que, no Ilhéu do Farol paga com suplício a sua ousadia, no tormento eterno de acender e reacender uma tocha no cimo do rochedo. Descobri que, em tempos, houve um caracol malhado, perdido de amores por uma caracolita de casta menor, romance que acabou em tragédia, mas não impediu os sonhos, antes estimulou um jovem da mesma espécie que anseia poder esconder-se numa canoa qualquer e rumar em direcção às aventuras e prazeres da ilha grande. (...)"Crónicas do Porto Santo" é o lugar onde a história se cruza, e se enriquece, com a ficção; é o espaço onde as palavras dão um novo colorido aos acontecimentos, onde a imaginação do autor se desenvolve e nos conduz a novas interpretações.» Do Prefácio
Parabéns às turmas do 1º e 2º anos que convidaram o escritor. Aqui ficam algumas imagens da história relatada pelo escritor "O Caracol", acompanhada por uma canção da autoria do mesmo.

Nenhum comentário: