sábado, 21 de maio de 2016

Visita ao Hotel Vila Baleira Resort - Prémio do Concurso "Pilhas no pilhão" - Turma do 4º ano



 Amiguinhos!
A nossa turma, 4º ano de escolaridade, foi uma das vencedoras do concurso de recolha de pilhas. O prémio foi uma visita às instalações do Hotel Vila Baleira Resort – Porto Santo, com direito a um lanche saudável e animação. Foi uma manhã muito interessante, divertida e “deliciosa”.

Sabiam que este hotel revela uma preocupação ambiental, digna de ser divulgada?

Sempre acompanhados da D. Laura Melim, visitámos várias áreas de serviço, locais interditos a clientes e só para funcionários. O Hotel possui uma dessalinizadora própria. A água do mar depois de tratada é usada no hotel como água doce e potável. Todas as torneiras têm redutores de caudal. Uma forma ímpar de poupar água. Nos quartos existem várias informações, de forma a trocar a roupa (toalhas e lençóis), moderadamente. O Hotel dispõe ainda, de 1250 Painéis Fotovoltaicos e Térmicos, que fazem, com que este Resort, seja quase autossustentável a nível energético. Todas as lâmpadas têm a tecnologia “LED”. São mais duradouras e muito mais económicas.

Existe uma preocupação em ajudar a economia local e, por isso, o Hotel usa produtos dos pescadores e agricultores locais, pretendendo, num futuro próximo, ter um local de cultivo próprio, privilegiando a agricultura biológica.

Estivemos dentro da Talassoterapia, a única existente na ilha do Porto Santo, onde se fazem tratamentos com água do mar aquecida e que ajudam a prevenir e a aliviar imensas doenças.

O azul turquesa das piscinas de água salgada, contrasta com o verde do jardim, onde brotam flores coloridas, muitas delas endémicas da ilha. Perto da praia, um pequeno bar com amplos sofás e muitas espreguiçadeiras. Os turistas disfrutavam da beleza da ilha e da calmaria do mar. Acenavam-nos e cumprimentavam-nos em vários idiomas, nós retribuíamos com sorrisos e tentávamos imitar a sua língua.
Dirigimo-nos para o “Beach Club” onde nos esperava um apetecível lanche saudável: salada de frutas, sandes de pão integral com alface, tomate e queijo, "empadinhas" de atum, gelatina de vários sabores e sumos naturais de laranja, melancia e melão. Uma bandeja cheia de frutas, decorava a mesa elegantemente. Naquele momento sentimos que éramos “pequenos turistas” com direito a “all inclusive”.

De repente, quatro animadores surgiram. Um deles chamava-se Ulisses, parecia o líder, tal e qual o histórico herói e guerreiro “Ulisses”. Jogámos, brincámos e rimos. Foi divertidíssimo!

Queremos deixar aqui, o nosso profundo agradecimento, ao Senhor Diretor Bruno Martins, à D. Laura Melim e toda a restante equipa do Hotel Vila Baleira Resort, pelos momentos inesquecíveis que nos proporcionaram.

Continuem a ser uma Unidade Hoteleira Amiga do Ambiente. Nós seguiremos os vossos passos e divulgaremos o vosso bom trabalho.

JUNTOS POR UMA ILHA SUSTENTÁVEL!



P.S. Um beijinho enorme à nossa querida professora, Márcia Dias, que tudo fez para que a nossa turma conseguisse este prémio. Nunca nos esqueceremos de si! VALEU A PENA!
Alunos do 4º ano de escolaridade




Coordenação Eco-Escolas
EB1/PE do Porto Santo

Nenhum comentário: